O Cadastro Único é o sistema utilizado pelo Governo Federal para controlar benefícios sociais, como o Bolsa Família.
O sistema utiliza de análise de dados das famílias cadastradas no CadÚnico para verificar quais são as que podem ter acesso a tais benefícios. Confira mais detalhes abaixo.
Além do Bolsa Família, existem diversos outros programas do Governo feitos para atenderem às famílias de baixa renda.
Estas são entendidas como aquelas que possuem uma renda, por mês, de até meio salário mínimo por pessoa, ou ainda as famílias que contam com a renda total, por mês, de até três salários mínimos.
Esses programas auxiliam essa parte da população que não possui muitas condições, fazendo com que suas vidas e seus cotidianos podem ser mais dignos.
Para tanto, é necessária a realização de um registro que irá identificar e conhecer cada família, podendo controlar assim se elas tem direito a benefícios como o Bolsa Família.
Este registro é chamado Cadastro Único para Programas Sociais ou, simplesmente, CadÚnico. Conheça mais sobre o Cadastro Único.
CadUnico para Programas Sociais e Bolsa Família
O Cadastro Único para Programas Sociais consiste em um instrumento que irá caracterizar e identificar as famílias de baixa renda no país.
O CadÚnico irá, portanto, conhecer essas famílias, suas realidades socioeconômicas, a fim de fornecer informações sobre todos os membros que fazem parte do núcleo familiar.
Saiba como consultar o Bolsa Família
O programa oferece dados sobre os componentes, assim como os meios de acesso que a família tem aos serviços públicos e também as características da residência.
Os dados são consolidados no Cadastro pelo governo através de um sistema informatizado.
Como é feito o Cadastro Único
O Cadastro Único é utilizado de forma obrigatória para a seleção daqueles que serão beneficiados pelos programas oferecidos pelo governo, como, por exemplo, o Bolsa Família.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é o responsável pela coordenação do cadastro. Com o CadÚnico, o Governo pode fazer a formulação e implantação das políticas necessárias em cada caso, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais.
As informações do Cadastro Único também podem ser usadas pelos governos de estados e municípios, garantindo o desenvolvimento das respectivas regiões.
O Cadastro Único é realizado no setor de cada município responsável pelo cadastro no Bolsa Família.
Para tanto, é necessário levar o CPF ou título de eleitor do responsável familiar e qualquer outro documento de identificação dos demais membros da família (CPF, carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, carteira de trabalho).
A cada dois anos, é necessário que os dados da família sejam atualizados.
22 comentários em “Cadastro Único para o Bolsa Família”
faz quase 5 anos que fiz a inscrição para o bolsa familia , e ate hoje recebi nada , com muito custo , algumas muitas vezes que fui verificar se ja fui comtemplada , muito sacrificante , recebi cesta basica , da pior qualidade . o arroz ja cheio de bichinho. ,e um exemplo. é desumano . infelismente não tem a quem reclamar essa tremenda falta de humanidade aos outros . a comida que eu fazia para meus cachorros quando era criança . tem mais sabor e tempero.
grata.
Recebia 7000 aí fiz uma inscrição da casa própria ,a moça colocou uma renda que não tinha nada a ver comigo,aí cortaram no momento que mais preciso.sou portador de marca passo e tbem discopatia degenerativa comprovada durmo no chão meu quarto só tem meu colchão e minhas roupas.enquanto isso pessoas saudáveis que ganham muito bem estão recebendo até 200. Tem como voltar meu benefício?
EU NAO ENTENDI?O GOVERNO FALOU QUE IA TER AUMENTO PARA TODOS OS BENEFICIARIOS DO BOLSA FAMILIA NAO VI NADA DISSO FIZERAM E DIMINUIR CORTAR CANCELA BLOQUEAR ESSE GOVERNO MENTER VIU
Queria fazer o bolsa família