Consulta pública de dados do Bolsa Família na internet

É permitido a qualquer cidadão brasileiro ter acesso as informações sobre o Bolsa Família. Por meio do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, fica garantido àqueles que gostariam de dados sobre o benefício, ter acesso a informação.

A lei Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 do Bolsa Família, garante acesso público a lista dos beneficiários, com os respectivos valores transferidos de cada estado ou munícipio do Brasil. O acesso a estas informações é feito através do site da Caixa, por meio de acesso a internet em computador.

Como fazer a Consulta Pública do Bolsa Família

A consulta pública dos dados do Bolsa Família, permite ter acesso a várias informações, como: valores destinados ao benefício em todo o âmbito nacional, total destinado ao estados, aos munícipios do estado e o valor por ano que é depositado a cada membro da família.

Os dados do sistema são alimentados pelo Cadastro Único, veja aqui como fazer.

Existem duas formas de consultas, uma pelo site da Caixa e outras pelo Portal da Transparência do Governo Federal. Confira abaixo como proceder nas duas situações:

Consulta na Caixa

Para a consulta na Caixa, é obrigatório o uso do navegador internet Explorer, só assim as consultar irão funcionar de maneira correta. Em seguida, acesse aqui o link. Nesta página, é possível consultar por estado, município ou por família.

consulta-publica-bolsa-familia

1) Consulta benefícios por UF

a. Selecionar o estado ou o DF;
b. Clicar no mês desejado (ficam disponíveis os dados das últimas três Folhas de Pagamento) e no ícone “Consultar”;
c. Será disponibilizado o número total de famílias beneficiárias no estado escolhido ou no DF, além do total em dinheiro transferido às famílias.

2) Consulta benefícios por município

a. Selecionar o estado ou o DF;
b. Selecionar o município;
c. Selecionar o mês desejado e clicar no ícone “Consultar”;
d. Aparecerá o número de famílias beneficiárias;
e. Clicar em download — será disponibilizada a lista com os nomes dos Responsáveis Familiares e demais membros da família, com a informação se o benefício está liberado.

3) Consulta benefícios por família

a. Digitar o Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar
b. O nome do Responsável Familiar – RF (Responsável legal) aparecerá automaticamente. Clicar no ícone “Consultar”
c. Aparecerá um quadro com o Nome do RF, a data de nascimento, a cidade onde a família está cadastrada e a situação do benefício (se liberado ou não)

Consulta do Bolsa Família no Portal da Transparência do Governo

A consulta no Portal da Transparência é mais completa e detalhada. Na página é possível obter todas as informações de quanto foram repassados em forma de recursos do Bolsa Família de forma detalhada. Saiba abaixo como fazer a consulta:

consulta-recursos-bolsa-familia

1 – Acesse aqui a página principal do Portal da Transparência. Na parte de baixo da página, em “Consultas Temáticas”, selecione “Bolsa Família” e em seguida consultar.

2 – Na próxima página, escolha o estado e município que deseja consultar. Será gerado um relatório semelhante ao da imagem abaixo com a relação de todos os beneficiados com o Bolsa Família no município selecionado, além dos dados de valores do estado e do Brasil.

Pesquisa por Nome

Na mesma página do Portal, é possível efetuar a busca por nome da família. Para isto, no centro da página em “Transferência de Recursos”, escolha o exercício e marque a opção “por favorecido”. Em seguida, escolha “pessoas físicas” e clique em consultar.

Na página seguinte, será gerado um relatório com nome de todas as pessoas do Brasil que recebem o benefício. Para buscar por um nome específico, basta utilizar a caixa de pesquisa no final da página, digitando o nome para uma busca mais detalhada.

busca-nome-bolsa-familia

Consulta pública de dados do Bolsa Família na internet
4 (80%) 1 vote

COMPARTILHE AGORA!

6 comentários em “Consulta pública de dados do Bolsa Família na internet”

  1. boa tarde! meu nome e Jakelinne sou portadora de deficiência física recebia o bolsa família mas quando ganhei na justiça o beneficio do loas que significa amparos social ao portador d deficiência física, pago pelo INSS o governo cortou meu beneficio ,não achei justo.eu preciso bastante pois tenho duas filhas pequenas e pago aluguel, eu já tentei resolver no gestor responsável do bolsa família, mais eles disseram que não poderia fazer absolutamente nada por mim, agradeço desde já.. !

  2. Oi meu nome e eliane tenho sete filho recebo o bolsa familia mais este ano desde o inicio do ano esta falando que esta em manutencao estou tendo poblema todo mes pra receber estou com tudo em dia vacinacao os que estuda estao na escola ja fui quatro vese no bolsa familia da minha cidade eles me falao para aguarda que no prosimo mes vai volta ao normal so que nao estou preocupada por que no momento nao tenho outra renda me ajuda nao poso perder o bolsa familia

  3. oi meu nome e keila tenho um filho e to desempregada ja faz um ano que fiz meu cadastro e ate hoje nao tive nenhuma resposta.ja liguei mim mandaram voltar no cras e no cras mim mandam entra no site que nao ajuda em nada.em quando ligo mim mandam entrar no site novamente preciso de uma resposta realmente preciso tem tanta gente que nao precisa incluindo minha sogra recebe!!
    muita gente precisa do beneficio e nada nem resposta nos dao pelo amor de deus ne tem que olhar direitenho.

Deixe um comentário