Bolsa Família Bloqueado: Como fazer?

Muitas famílias estando tendo problema com o cadastro do programa Bolsa Família no Brasil. O que muitos não sabem é que seu benefício pode ter sido bloqueado pelo Governo Federal.

O bloqueio de cadastro do Bolsa Família acontece quando alguma regra obrigatória do programa não foi cumprida por aqueles que tem direito em receber o valor do benefício. Existem diferentes motivos para bloqueio do cadastro, que serão explicadas logo abaixo.

Bloqueio do Bolsa Família por cadastro

Este bloqueio acontece quando a família cadastrada no programa não está com os dados atualizados no Cadastro Único. O os dados de cadastro da família que recebe o benefício, devem ser atualizados de 2 em 2 anos.

Sempre que houve alguma alteração na família, como nascimento de filhos, alteração de renda familiar, mudança de endereço de município ou de escola, o CadÚnico do Governo deverá ser atualizado. Se você Responsável Familiar teve seu benefício bloqueado, faça o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal, para não correr o risco de ter seu Bolsa Família Cancelado.

bloqueio-bolsa-familia

Como atualizar o Cadastro

A atualização do cadastro do Bolsa Família pode ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) das prefeituras municipais. É necessário estar com a documentação exigida para fazer a atualização.

  • RG ou Certidão de Nascimento de cada membro da família;
  • CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família;
  • Carteira de Trabalho (mesmo que esteja em branco);
  • Hollerith ou comprovante de renda;
  • Comprovante de despesas (como aluguel, água, luz).

Conforme já publicamos aqui no blog, o cadastro deveria ter sido atualizado até dia 20 de março. Mas de acordo com o coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira, depois de expirado o prazo as famílias que não estirem com situação regularizada podem ter o benefício cancelado definitivamente.

Posso receber as parcelas atrasadas?

Se o benefício foi bloqueado, mas o cadastro foi regularizado dentro prazo estipulado pelo MDS, a família terá direito em receber até no máximo três parcelas bloqueadas, independente do motivo pelo qual o benefício tenha sido bloqueado.

Depois do recadastramento e atualização dos dados, faça a consulta do Bolsa Família para saber se o benefício já está disponível para saque.

COMPARTILHE AGORA!

7 comentários em “Bolsa Família Bloqueado: Como fazer?”

  1. meu bolsa foi bloqueado dez de junho e ja autuarizei e ainda esta bloqueado fui a secretaria de educaçao e falaram que esta tudo certo so falta o governo libera

  2. Somos cinco duas adulto e tres crianças umas delas e deficiente órfão de paive mãe meu pagamento foi bloqueado e estava tudo certo e recebo uma quantia de 526 ,00 reais o que devo fazer

  3. Eu tenho duas parcelas atrasadas pra receber, fui no gestor da minha cidade ele me perguntou como sei si tenho parcelas atrasadas eu disse que soube por amigas, ele falou que eu não tenho o direito de receber pois o motivo foi por pesagem, não entendi porque no aplicativo mostra que tem duas parcelas liberadas mais não está na minha conta, oque fazer??

  4. Morava em curitiba meu bolsa família foi broquiado dai mudei pra araucaria vou ter que fazer de novo nao foi minha cupa a demora foi deles me ajude to pagando aluguel agora

  5. O meu benefício do Bolsa Família encontra-se bloqueado, gostaria de saber se mesmo assim o meu cartão pode ser utilizado pra receber outro benefício, como o Garantia-Safra?
    Obrigada desde já pela resposta.

  6. Meu bolsa família foi cancelado no mês de novembro tenho 1 filho de 7 anos com as frequência escolar em dias tenho outro filho de apenas 20 dias q esse ainda não ta no cadastro.
    Não trabalho apenas cuido da minha próprio casa fui na assistência e eles diseram q organizaram e q no mês de dezembro eu receberia os 2 meses mas fui na loterica e está com a mesma mensagem dizendo q na minha família a renda está alta.

Deixe um comentário