Como se cadastrar no Bolsa Família

O governo possui diversos programas de benefício a população e um deles é o Bolsa Família. O programa Bolsa Família do governo federal tem como objetivo a distribuição de renda beneficiando as famílias mais carentes. Com isso, o programa conta com vários modelos, e cada um se encaixa melhor na situação daquela determinada família.

Dados divulgados pelo governo declaram que o programa Bolsa Família beneficia cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. Ele é destinado para pessoas com baixa renda, pobres e/ou em situação de extrema pobreza. As famílias que pretendem obter o benefício precisam fazer o cadastro.

Cadastro no programa Bolsa Família

O cadastro do Bolsa Família é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Dirija-se até o setor responsável na prefeitura de sua cidade, levando documentos pessoais para dar início no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

O processo de inscrição do Bolsa Família é bastante simples, e a pessoa que deseja o benefício só precisa encontrar o setor que é responsável por cuidar do programa em sua respectiva cidade e realizar o cadastramento. É necessário é a realização do Cadastro Único, meio pelo qual serão colocados os dados que serão posteriormente usados pelos governos (municipal, estadual e federal) para avaliar a situação das famílias.

Em vários casos, as cidades informam aos interessados os locais, datas e períodos em que será realizado o atendimento. Os que pretendem fazer o cadastro devem levar alguns documentos necessários.

Leia também: Calendário do Bolsa Família 2015

cadastro bolsa familia

Cadastro Único

Para realizar o procedimento no Cadastro Único, o interessado precisa levar o documento de identidade civil dos beneficiados. O Responsável pela Unidade Familiar também deve levar para fazer o cadastramento o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou ainda o Título de Eleitor. Nos casos de famílias de indígenas e quilombolas, o cadastro exige a apresentação de qualquer documento de identificação civil.

Se o indígena não tem um desses documentos, deve levar a Certidão Administrativa de Nascimento, documento que é expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Leia também: Valor do Bolsa Família

Desde que o programa Bolsa Família foi criado, o país passa por mudanças devido a sua eficiência. O programa é capaz de ajudar inúmeras famílias em todos os cantos do Brasil a garantirem melhores condições de vida e saírem da pobreza. Estudos comprovam que, através do programa, vários beneficiários conseguiram um bom emprego e seus filhos frequentam regularmente a escola.

Como se cadastrar no Bolsa Família
5 (100%) 1 vote

COMPARTILHE AGORA!

Deixe um comentário