Como se cadastrar no Bolsa Família

O governo possui diversos programas de benefício a população e um deles é o Bolsa Família. O programa Bolsa Família do governo federal tem como objetivo a distribuição de renda beneficiando as famílias mais carentes. Com isso, o programa conta com vários modelos, e cada um se encaixa melhor na situação daquela determinada família.

Dados divulgados pelo governo declaram que o programa Bolsa Família beneficia cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. Ele é destinado para pessoas com baixa renda, pobres e/ou em situação de extrema pobreza. As famílias que pretendem obter o benefício precisam fazer o cadastro.

Cadastro no programa Bolsa Família

O cadastro do Bolsa Família é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Dirija-se até o setor responsável na prefeitura de sua cidade, levando documentos pessoais para dar início no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

O processo de inscrição do Bolsa Família é bastante simples, e a pessoa que deseja o benefício só precisa encontrar o setor que é responsável por cuidar do programa em sua respectiva cidade e realizar o cadastramento. É necessário é a realização do Cadastro Único, meio pelo qual serão colocados os dados que serão posteriormente usados pelos governos (municipal, estadual e federal) para avaliar a situação das famílias.

Em vários casos, as cidades informam aos interessados os locais, datas e períodos em que será realizado o atendimento. Os que pretendem fazer o cadastro devem levar alguns documentos necessários.

Leia também: Calendário do Bolsa Família 2015

cadastro bolsa familia

Cadastro Único

Para realizar o procedimento no Cadastro Único, o interessado precisa levar o documento de identidade civil dos beneficiados. O Responsável pela Unidade Familiar também deve levar para fazer o cadastramento o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou ainda o Título de Eleitor. Nos casos de famílias de indígenas e quilombolas, o cadastro exige a apresentação de qualquer documento de identificação civil.

Se o indígena não tem um desses documentos, deve levar a Certidão Administrativa de Nascimento, documento que é expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Leia também: Valor do Bolsa Família

Desde que o programa Bolsa Família foi criado, o país passa por mudanças devido a sua eficiência. O programa é capaz de ajudar inúmeras famílias em todos os cantos do Brasil a garantirem melhores condições de vida e saírem da pobreza. Estudos comprovam que, através do programa, vários beneficiários conseguiram um bom emprego e seus filhos frequentam regularmente a escola.

Como se cadastrar no Bolsa Família
5 (100%) 1 vote

38 Comments

  1. caterina de lourdes scaranare
    • bolsafamilia
  2. rejane
  3. Jean Carlos da Silva Ribeiro
  4. Itamara paulino da silva
  5. Laiane lopes
  6. juliana de souza azevedo
  7. juliana de souza azevedo
  8. ISABETE COELHO DOAMARAL
  9. Leidiene de Jesus pereira
  10. Luciana curia lima
  11. Maria nilza Conceiçao Oliveira
  12. Maria nilza Conceiçao Oliveira
  13. jeniffer lindsay goncalves nascimento
  14. sirlane portugal de santana
    • bolsafamilia
  15. Fernanda
  16. Ana paula sena
    • bolsafamilia
  17. Ana paula sena
  18. Fany Dias
    • bolsafamilia
  19. daiane aparecida mendes de oliveira
    • bolsafamilia
  20. Kelly Cristina Cavinatti Lima
  21. Hércules
  22. Hércules
  23. analice de oliveira silva

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *