Como se cadastrar no Bolsa Família

Compartilhe!

O governo possui diversos programas de benefício a população e um deles é o Bolsa Família. O programa Bolsa Família do governo federal tem como objetivo a distribuição de renda beneficiando as famílias mais carentes. Com isso, o programa conta com vários modelos, e cada um se encaixa melhor na situação daquela determinada família.

Dados divulgados pelo governo declaram que o programa Bolsa Família beneficia cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. Ele é destinado para pessoas com baixa renda, pobres e/ou em situação de extrema pobreza. As famílias que pretendem obter o benefício precisam fazer o cadastro.

Cadastro no programa Bolsa Família

O cadastro do Bolsa Família é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Dirija-se até o setor responsável na prefeitura de sua cidade, levando documentos pessoais para dar início no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

O processo de inscrição do Bolsa Família é bastante simples, e a pessoa que deseja o benefício só precisa encontrar o setor que é responsável por cuidar do programa em sua respectiva cidade e realizar o cadastramento. É necessário é a realização do Cadastro Único, meio pelo qual serão colocados os dados que serão posteriormente usados pelos governos (municipal, estadual e federal) para avaliar a situação das famílias.

Em vários casos, as cidades informam aos interessados os locais, datas e períodos em que será realizado o atendimento. Os que pretendem fazer o cadastro devem levar alguns documentos necessários.

Leia também: Calendário do Bolsa Família 2015

cadastro bolsa familia

Cadastro Único

Para realizar o procedimento no Cadastro Único, o interessado precisa levar o documento de identidade civil dos beneficiados. O Responsável pela Unidade Familiar também deve levar para fazer o cadastramento o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou ainda o Título de Eleitor. Nos casos de famílias de indígenas e quilombolas, o cadastro exige a apresentação de qualquer documento de identificação civil.

Se o indígena não tem um desses documentos, deve levar a Certidão Administrativa de Nascimento, documento que é expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

Leia também: Valor do Bolsa Família

Desde que o programa Bolsa Família foi criado, o país passa por mudanças devido a sua eficiência. O programa é capaz de ajudar inúmeras famílias em todos os cantos do Brasil a garantirem melhores condições de vida e saírem da pobreza. Estudos comprovam que, através do programa, vários beneficiários conseguiram um bom emprego e seus filhos frequentam regularmente a escola.

Como se cadastrar no Bolsa Família
5 (100%) 1 vote

47 comentários em “Como se cadastrar no Bolsa Família”

  1. ola meu nome e Rejane tenho 4 filhos 17,14,12, e 11 meses de idade estou desempregada nao posso trabalhar no momento pois meu filho menor o bb de 11 meses nasceu com intolerancia as proteinas do leite no entanto ele e alergico ao leite ele so mama no peito e come papinha pago aluguel no momento vivo com uma pensao de 500 reais faço uns bicos em casa mesmo lavo , passo roupas tiro mais ou menos uns 200 reais por mes e esta complicado pois nao estou tendo condiçoes de comprar o leite especifico npara meu bb fui tentar faser o cadastro no bolsa familia aqui do angela e a pessoa q me atendeu quase me engoliu com tanta ignorancia parecia q o dinheiro iria sair do bolso dele deixei pra la nem fui mais atras mas e um direito meu meus filhos estuda sempre paguei meus impostos tem gente q nao precisa e pega eu acho isso um absurdo no momento q mais preciso de uma ajuda as pessoas q trabalha na prefeitura e esta la pra te atender te humilha sem mais ………… obrigada!

  2. Olá bom dia.!

    Gostaria de saber o que devo fazer e se ja tenho o benefício do cad´unico?
    Moro na rua do Simbolo em um bairro na zona sul de são paulo ( morumbi), ja fiz o pré-cadastro peguei aquela ficha um papel da cor verde q contém os dados de cadastro, preciso de ajuda quanto ao benefício.!
    aqui onde eu moro ninguém da informações concretas de onde passar.!

  3. Gostaria de saber se tenho direito ao bolsa família. . Sou separada tenho 3 filhos uma de 9 anos um de 2 anos e 9 meses e outro de 1 mes… Moro de favor na casa dos meus paise sobrevivemos com o salário dele de motorista aposentado..O que devo fazer?

  4. oi tudo bom eu me chamo juliana tenho uma filha de 1 ano pago Aluguel de 600 moro só eu e ela não consigo me mante so sozinha porque é muito coisa para mim meu pai me Ajuda quando pode as vezes deixo de leva a minha filha no hospital porque não tenho dinheiro da passagens de ônibus e quando eu posso eu levo ela no hospital das clinicas pois ela faz tratamento lá desde pequena por isso que eutambém preciso da ajuda de vocês me ajundem por favor eu conto com vocês Obg passem bem

  5. oi tudo bom eu me chamo juliana tenho uma filha de 1 ano pago Aluguel de 600 moro só eu e ela não consigo me mante so sozinha porque é muito coisa para mim meu pai me Ajuda quando pode as vezes deixo de leva a minha filha no hospital porque não tenho dinheiro da passagens de ônibus e quando eu posso eu levo ela no hospital das clinicas pois ela faz tratamento lá desde pequena por isso que eu também preciso da ajuda de vocês me ajudem por favor eu conto com vocês Obrigado passem bem

  6. Sou deficiente tenho uma filha de 12 anos que estuda em es cola publica fiz o bolsa familia e ainda não fui aprovada tenho uma doença congénita a bacia quebrada trabalhava de faxineira mais fiz 40 anos e piorou minha deficiecia sito muita dor na coluna não consigo limpa mais.

  7. tenho uma filha que vai fazer 3 anos mes que vem n trabalho e tive gemeos agora e da minha filha so recebo 35 reais gostaria de saber se vai aumentar e como fasso pra incluir os gemeos pois sou sozinha e n recebo ajuda de ninguem

    • Visite a prefeitura de sua cidade, a secretaria de benefícios sociais portanto os documentos pessoais da família e filhos para cadastro no bolsa família.

  8. Morro de Aluguel com meu marido minha filha minha irma e seu filho no momento só meu marido esta trabalhando eu estou desempregada e estamos passando nessecidade se alguem puder ajudar aceito tv geladeira pia cama fogao quem puder nos ajudar ficarei grata obg

  9. Boa tarde
    Meu nome é Kelly, eu tenho uma filha de 1 ano e 7 meses, eu sou casada. Eu queria saber se eu posso receber o bolsa família, eu preciso muito, no momento eu estou desempregada e so o meu marido que trabalha.
    Eu preciso muito desse benefício.

  10. Olá boa noite gostaria de saber se para receber ou se cadastrar no bolsa família tem q ter filho para botar no cadastro ou não é necessário só para quem tem filhos

Deixe um comentário

shares