SIBEC – Sistema de Benefícios do Cidadão: o que é, como funciona

SIBEC é uma sigla destinada a identificar o nome Sistema de Benefícios do Cidadão, que reúne todas as informações pertinentes aos brasileiros participantes de programas sociais do Governo Federal.

O Bolsa Família, por exemplo, pode ser consultado pelo SIBEC, que é um dos programas mais conhecidos no Brasil, onde são beneficiados mais de 20 milhões de pessoas.

Onde realizar o cadastro do SIBEC e como consultar

Para consultar os benefícios cadastrados por pessoa no SIBEC, basta apenas entrar no site: https://www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio/04.01.00-00_00., com o NIS (número de identificação social) e a senha em mãos.

O NIS é um número muito importante para que os cidadãos consigam se inscrever em programas sociais do governo federal e consultarem a situação destes online.

O NIS pode ser cadastrado pelo cidadão ou a empresa, nas agências da Caixa Econômica Federal, portando os documentos pessoais (no caso dos Empregadores, informações sobre a Constituição da Empresa), saindo o número na hora.

A senha deve ser cadastrada no sistema, sendo pessoal e intransferível, podendo ser validada no primeiro acesso ao site. É importante que a palavra secreta seja fácil de lembrar, e anotada em algum lugar para não correr o risco de perder ou esquecer.

Esta senha é diferente da usada para acesso com o Cartão Cidadão, por exemplo, a palavra cadastrada no site, é de uso somente para a consulta online.

Os usuários devem trocar a senha de acesso a cada 60 dias, na opção troca de senha, garantindo total privacidade dos dados armazenados. Após 100 dias sem acesso, o sistema excluirá automaticamente as informações do usuário.

Consulta pública SIBEC

Ainda no endereço eletrônico do SIBEC, é possível fazer uma consulta pública, por Unidade da Federação e individual por meio do NIS, para que os gastos com programas públicos, consigam ser visualizados pelos cidadãos e praticada a transparência do uso dos recursos.

Essa é uma forma do governo de manter atualizados os dados dos beneficiários, dos valores investidos, garantindo que essas pessoas vão continuar sendo contempladas, a fim de suprir suas necessidades.

Mas se o cidadão brasileiro não possuir acesso fácil à internet, pode consultar a situação do benefício diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal, levando os documentos pessoais com foto, e o número do NIS.

Ou ainda pelo site oficial do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

No site do SIBEC é possível cadastrar e consultar os dados do cidadão, bem como o bloqueio e desbloqueio de informações, reversões, cancelamentos e manutenção dos benefícios.

A alteração dos dados cadastrais não é feita pelo site, para tal é preciso que o indivíduo compareça à uma das Agências da Caixa com seus documentos novos para atualização.

Algumas pessoas, reclamam que não estão conseguindo receber os benefícios mensais, por conta de algum bloqueio do cadastro no SIBEC, pois devido a critérios próprios, o site muitas vezes não reconhece as novas informações alteradas pelo indivíduo, e suspende o benefício.

No cruzamento das informações, muitos ficam prejudicados, pois os que estão cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único), no momento em que atualizam os dados, e a forma lenta ou incoerente repassada para os outros sistemas, acabam dando dor de cabeça para os cidadãos.

O desbloqueio pode ser feito pelo endereço eletrônico do site do SIBEC, ou na Caixa diretamente, levando os documentos que foram alterados, as informações do último cadastro e percalço que tenha ocorrido no momento do saque dos benefícios do governo.

A demora do repasse do dinheiro para os beneficiários, tem sido um problema para os que precisam e contam exclusivamente com essa fonte de renda básica, para manter a família.  

SIBEC – Sistema de Benefícios do Cidadão: o que é, como funciona
5 (100%) 3 votes

COMPARTILHE AGORA!

Deixe um comentário