O MDSA, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, acaba de lançar uma nova ferramenta de acesso para facilitar a vida do cidadão que queira realizar uma consulta nos dados contido no programa Cadastro Único do Governo Federal. A ferramenta foi lançada oficialmente no último dia 03 de junho e promete ajudar e muito o cidadão em suas consultas.
O Cadastro Único é necessário para poder ter acesso a Programas Sociais do Governo, como por exemplo, o Bolsa Família. Esta ferramenta estará disponível no site do MDSA e irá permitir que todas as famílias cadastradas visualizem as informações de seu cadastro, bem como possam salvar ou imprimir um PDF resumido da situação.
A ferramenta chegou para eliminar a necessidade de ter que ir até um CRAS, ou setor responsável pelo cadastro nos municípios, que é feito somente com a presença pessoal no órgão. Com ela o cidadão pode também acessar informações como a composição familiar, faixa de renda, data do cadastramento e todos os números de identificação social (NIS) da família. Saiba como descobrir o número do NIS.
Com esta ferramenta além de melhorar o acesso a informações por parte do cidadão, a demanda de atendimentos nos órgãos municipais será menores, o que pode permitir que as estruturas do Cadastro Único possam realizar outros serviços com maior agilidade, como a entrevista obrigatória para o cadastramento familiar.
A simplificação do acesso a informações trás benefícios para ambas as partes, melhorando o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
O Cadastro Único
Atualmente o Cadastro Único reúne informações de aproximadamente 28 milhões de famílias brasileiras e é fundamental para o acesso a mais de 20 programas sociais do Governo, onde o principal e mais conhecido é o Bolsa Família. O Cadastro Único deve sempre estar atualizado e através da nova ferramenta do MDSA é possível verificar que todas as informações estão ou não atualizadas.
Como realizar a Consulta Cidadão do Bolsa Família?
Para poder desfrutar da nova ferramenta e de seus benefícios, é necessário primeiramente acessar o seguinte endereço eletrônico:
- https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/
- Então insira o seu nome completo.
- Depois a sua data de nascimento no formato dd/mm/aaaa.
- Insira na próxima caixa o nome completo de sua mãe.
- Selecione o seu estado e então marque a caixa “não sou um robô”.
- Clique em “Emitir”.
- Na próxima página será exibido um documento de consulta com o número do NIS, nome, sexto, data de nascimento, nome da mãe, estado, município e no final um ícone para impressão. Clique nele.
- Então será exibido um documento para a impressão, na qual comprova ou não o cadastramento de sua família no Bolsa Família.
Neste documento estarão descritos além dos dados citados acima, também a faixa de renda familiar total, a faixa de renda familiar por pessoa, se o seu cadastro está atualizado ou não, o nome e dados de todos os integrantes de sua família e alguns outros dados importantes de segurança como a chave de acesso ao documento no site www.mds.gov.br.